Pular para o conteúdo principal

Especial: Bodas de Casamento

Especial

 “Bodas de Casamento”


Bodas de Casamento

Muito ou pouco se fala sobre as Bodas de Casamento; de grande ou pouca importância; celebrar ou não celebrar?

Para entender, é necessário inicialmente, encontrar o sentido da palavra “Boda”.

Boda é o nome dado a celebração do aniversário de casamento, tem sua origem no latim “vota” que significa promessa, sendo assim, celebrar as Bodas, é “renovar as promessas”, renovar os votos de amor e fidelidade que um dia, o casal fez um ao outro em seu casamento.

Cada Boda vem com um significado especial de acordo com uma ordem de grandeza, quanto maior o número de anos conquistado na vida matrimonial, maior a grandeza do símbolo utilizado.

As Bodas mais celebradas são as de 25 e 50 anos, mas cada ano em particular tem o seu sentido e deveria ser lembrado e celebrado com carinho pelo casal.

Os primeiros registros de comemoração de Bodas se deram na Alemanha. Eram oferecidas coroas de prata na festa de 25 anos e de ouro na comemoração de 50 anos de casados.  A partir deste costume, outras comemorações foram ganhando importância e também um símbolo com um significado especial.

O calendário segue um padrão, mas sofre algumas modificações de acordo com as interpretações de diversas culturas e religiões.


Você sabe qual Boda de casamento está celebrando?

Conheça o Calendário das Bodas e celebre cada data de aniversário de casamento de forma especial e diferenciada.

Você sabia, que para cada mês de casamento também existe um significado?


Veja que graça:

1 semana – Bodas de Papel Alumínio
15 dias – Bodas de estrela
01 mês – Bodas de Beijinhos
02 meses – Bodas de Sorvetes
03 meses – Bodas de Algodão doce
04 meses – Bodas de Pipoca
05 meses – Bodas de Chocolate
06 meses – Bodas de Pluminhas
07 meses – Bodas de Purpurina
08 meses – Bodas de Pompom ou Champanhe
09 meses – Bodas de Maternidade ou Pirulitos
10 meses – Bodas de Pintinhos ou Pombinhos
11 meses – Bodas de Chiclete
12 meses – Bodas de Milagre ou entramos nas Bodas de papel, onde juntos, com todas as experiências e vivências do primeiro ano, o casal passou e escrever a sua história de vida.


Sabendo disso, ficará mais fácil comemorar cada Boda, sendo que todas têm a sua importância na vivência do casal.

Uma dica: a celebração das Bodas não requer uma festa suntuosa com gastos a cada ano, mas uma ótima opção é preparar um jantar íntimo e romântico, com uma decoração temática e apropriada, de acordo com o símbolo do ano em questão. Este jantar pode ser precedido de uma bênção com a renovação dos votos, de acordo com a sua religião, podendo inclusive, ser um encontro gostoso entre as famílias de ambos. É uma possibilidade que o casal tem de avaliar e demonstrar um ao outro, a importância deste elo, desta aliança em suas vidas.

Um outra e ótima opção, é uma Lua de Mel anual. Uma viagem a dois, sempre cai bem!

Com carinho,

Malise Kroth
Cerimonial Arte & Assessoria

Postagens mais visitadas deste blog

Cronograma do Casamento

Conheça o cronograma elaborado para o casamento. Para o dia do casamento, organizamos um cronograma, que é elaborado conforme as diversas informações a serem trabalhadas no evento. Um evento envolve uma gama de profissionais e fornecedores, além de todas as informações detalhadas do evento.  Pensamos com carinho nos protocolos, nas tradições... e todo o planejamento flui melhor, com a valorização de cada profissional e com o perfeito alinhamento, para que possamos abrir espaço para o bom aproveitamento de todos e extrair o melhor do trabalho de cada profissional e garantir o bom andamento do evento. O cronograma é um importante documento de trabalho e visa trazer uma ordem, manter a organização, uniformidade de ação e alinhamento entre os profissionais, não sendo ele idealizado de qualquer maneira e não pode ser desprezado por todos os envolvidos. Existe uma coerência em seu planejamento e começamos a pontuar o cronograma a partir dos principais horários; início e térm

Flor na Lapela (Boutonniere) - Origem e uso da flor

Origem e uso da flor na lapela Casa na lapela dos paletós   Origem e uso da flor na lapela Casa na lapela dos paletós A Lapela, sinal de romantismo e elegância, surgiu durante o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século XIX. Tendo um dia ele recebido de sua noiva um pequeno ramalhete de suas flores preferidas e não sabendo onde colocá-lo, tomou um canivete e abriu um pequeno corte na lapela de seu paletó, neste corte, ele introduziu o delicado ramalhete para lembrar de sua amada cada vez que sentisse o aroma das flores. Desta forma surgiu a casa na lapela do paletó que passou a ser indicada pelos alfaiates da época e desde então, tornou-se uma refinada tradição os noivos no dia do casamento usar uma flor na lapela por ser elegante e por simbolizar todo o romantismo do momento, sendo a noiva quem escolhe a flor ao seu gosto, para que o seu amado lembre-se sempre dela. Com a evolução da moda a flor passou a ser utilizada na lapela de forma diferen

Casamento fora da Igreja

Hoje em dia é muito grande o número de noivos que optam por celebrar seu casamento fora da Igreja. Alguns por conveniência financeira, ou porque um dos dois não é católico, ou porque é seu sonho casar no campo, ao ar livre e por aí a fora. Como os padres da Igreja Católica Apostólica Romana não fazem casamentos fora da Igreja, muitas noivas estão optando apenas por receber uma bênção no espaço do evento feita por um celebrante, independente de sua religião. Para os noivos não católicos esta opção é livre, mas é bom lembrar que para o casamento ser religioso deverá estar legalizado para isso, ter documentação e certidão. Receber uma bênção não é casamento religioso, é simplesmente uma bênção. Existem uma série de fatores que devem ser analisadas individualmente, caso a caso, na hora de escolher o local para o casamento religioso e tomar esta importante decisão. Deste a antiguidade quem celebrava os casamentos dos filhos eram seus pais, com um rito próprio onde os noivos