Pular para o conteúdo principal

Aliança de Namoro

A Grandeza do namoro - Aliança de Namoro - "Compromisso"

 



Namoro em toda a humanidade sempre foi um “passo sério”, um compromisso que exigia de ambos os lados, assumir uma maior responsabilidade, respeito e fidelidade com o outro. A fase de namoro sempre foi importante e especial para que ambos pudessem se conhecer melhor, estabelecer uma convivência maior e descobrir seus verdadeiros sentimentos para já sonhar e idealizar uma vida futura a dois.

Após um determinado tempo, este compromisso de namoro desencadeava um noivado, onde ambos firmavam a intenção de se casar e já partiam para os preparativos para o matrimônio.

Com o passar dos anos, as modificações sociais, comportamentais, a liberação sexual entre outros fatores, acabaram por banalizar este relacionamento afetivo, onde o namoro nem sempre é visto com bons olhos por aqueles que curtem esta liberdade afetiva. 

O namoro representa para muitos, estarem presos à outra pessoa, o que significa que o namoro em si não perdeu seu peso nem importância, mas a grande maioria, em especial os jovens, não se sente aptos a assumir este compromisso.

A dúvida sempre paira na cabeça de muitos quando estão se relacionando, temem a assumir que estão namorando, pois a grande maioria dos relacionamentos é baseada no “Estamos ficando”, “estamos curtindo” ou “estamos nos conhecendo”, nada sério para ambos os lados, ou muito difícil e confuso para um dos dois, pois um sempre acaba por se apaixonar pelo outro... e isso causa uma grande incerteza e insegurança.... A pergunta que se faz depois de um tempo com este relacionamento sem compromisso, mas que já está acima do esperado e mais constante do que se imaginava é: “Como estamos?” – namoramos ou não namoramos?

A resposta para quando se assume um namoro nos dias de hoje é evidentemente forte para a sociedade e nem sempre vista com bons olhos pelos amigos, pois isso para muitos representa uma prisão, a perda da liberdade, principalmente para os rapazes, pois passará a estar mais com a namorada do que com eles, mas já para a família representa um alívio, uma segurança, pois inúmeros são os riscos vividos numa sociedade sexualmente desenfreada como a que vivemos nos dias de hoje, que acabam acarretando em situações como a gravidez antecipada, para não dizer indesejada, doenças venéreas entre outros desconfortos morais e espirituais.


Como mostrar ao mundo que estamos vivendo um relacionamento sério, um namoro?

Em meio a esta confusão e insegurança nos relacionamentos surgiu a necessidade de diferenciar um “estou curtindo” de “um namoro propriamente dito” através da troca de alianças que se dá após um determinado tempo de namoro, simbolizando que se está comprometido com a pessoa por opção, por um sentimento mais forte, que já pode ser amor...

A aliança de compromisso

Não se sabe ao certo quando surgiu no Brasil, mas já é também utilizada em outros países como Portugal, Argentina entre outros.

A aliança desde sua origem quando estabelecida por Deus com a humanidade teve a sua apresentação em forma de Arco-Íris (Arco da Aliança), um sinal celeste. Com o passar dos séculos esta aliança também estabelecida entre duas famílias através da união matrimonial entre seus filhos ganhou a sua forma arredondada e material, um sinal visível e palpável, sem limite, sem fim.  

A intenção da aliança no namoro é tão rica, bonita e especial quanto no noivado e no casamento.

Para este compromisso de namoro é utilizado um anel de prata ou de aço com ou sem filete dourado com a gravação da data de início de namoro e com o nome dos dois, ele usa com o nome dela, ela usa com o nome dele.

A troca das alianças é uma opção do casal e não uma obrigação, certamente o casal deverá dialogar a respeito para saber um do outro sua opinião quanto a isso. Assim como a aliança de Deus é um sinal invisível, a aliança de namoro poderá ser estabelecida apenas dentro do coração de cada um dos envolvidos a partir de suas intenções sinceras.

Em que mão devo usar?

Assim como no noivado, as Alianças de Compromisso são utilizadas no dedo anelar da mão direita e somente substituídas por ocasição do noivado. Quem toma a iniciativa e se responsabiliza pela aquisição das alianças é o namorado.

Cerimonial para a troca de alianças de compromisso.

Não existe um cerimonial estabelecido para esta ocasião, isso acontece naturalmente e de forma sempre criativa e emocionada para ambos, pois, quando o namoro chega ao ponto de ser assumido publicamente, de apresentar  a seriedade deste compromisso é porque o coração já está repleto dos melhores sentimentos.
Agora, se o rapaz tiver a coragem e o desejo de assumir publicamente e ter o envolvimento e aprovação da família, ele poderá marcar um encontro informal para surpreender a todos com a entrega das alianças mediante um discurso apaixonado e envolvente. Isso será com certeza, inesquecível!
Não esquecendo que, antigamente a moça não aparecia em casa comunicando à sua  família que estava namorando... o rapaz tinha que criar coragem para ir ao seu pai e pedir formalmente permissão para namorar sua filha e deixar bem claro a sua séria intenção com relação a este compromisso. Não era fácil...
As alianças poderão ser ainda abençoadas antes ou durante a troca. O que os fortalecerá nesta nova caminhada.
A troca da Aliança de Compromisso pede um brinde especial! É na verdade um resgate do romantismo perdido com o passar dos anos e o resgate de alguns valores também esquecidos.
Receba sua aliança de compromisso e seja muito feliz!
Texto: Malise Kroth

Saiba tudo sobre NoivadoCerimonial de Noivado
Saiba tudo sobre CasamentoCerimonial de Casamento

Cerimonialista Malise Kroth

Postagens mais visitadas deste blog

Cronograma do Casamento

Conheça o cronograma elaborado para o casamento. Para o dia do casamento, organizamos um cronograma, que é elaborado conforme as diversas informações a serem trabalhadas no evento. Um evento envolve uma gama de profissionais e fornecedores, além de todas as informações detalhadas do evento.  Pensamos com carinho nos protocolos, nas tradições... e todo o planejamento flui melhor, com a valorização de cada profissional e com o perfeito alinhamento, para que possamos abrir espaço para o bom aproveitamento de todos e extrair o melhor do trabalho de cada profissional e garantir o bom andamento do evento. O cronograma é um importante documento de trabalho e visa trazer uma ordem, manter a organização, uniformidade de ação e alinhamento entre os profissionais, não sendo ele idealizado de qualquer maneira e não pode ser desprezado por todos os envolvidos. Existe uma coerência em seu planejamento e começamos a pontuar o cronograma a partir dos principais horários; início e térm

Casamento em tempo de pandemia

Casamento em tempo de pandemia Num belo dia, sem aviso prévio ela chegou, a pandemia do Coronavírus, causando a doença conhecida como Covid-19, e mudou tudo na vida das pessoas no mundo inteiro.   De repente o Brasil parou, o comércio fechou, as famílias se trancaram em suas casas e o medo imperou, mas, além disso, projetos foram abandonados, adiados, interrompidos pela necessidade do isolamento social e quarentena.   Não foi diferente no universo dos eventos. Com que tristeza muitas pessoas tiveram que negociar novas datas com os diversos fornecedores, prorrogar pagamentos, cancelar ou alterar contratos e sem garantia de que em breve, tudo voltaria ao normal. O medo levou muitos ao cancelamento, a esperança ao adiamento, e a incerteza ao prorrogamento. O prejuízo foi para todos os lados.   Um evento envolve muito mais do que contratos, envolve pessoas, pagamentos esperados, sonhos frustrados. Não apenas para o casamento, mas para qualquer evento social ou corporativo as dificuld

Flor na Lapela (Boutonniere) - Origem e uso da flor

Origem e uso da flor na lapela Casa na lapela dos paletós   Origem e uso da flor na lapela Casa na lapela dos paletós A Lapela, sinal de romantismo e elegância, surgiu durante o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século XIX. Tendo um dia ele recebido de sua noiva um pequeno ramalhete de suas flores preferidas e não sabendo onde colocá-lo, tomou um canivete e abriu um pequeno corte na lapela de seu paletó, neste corte, ele introduziu o delicado ramalhete para lembrar de sua amada cada vez que sentisse o aroma das flores. Desta forma surgiu a casa na lapela do paletó que passou a ser indicada pelos alfaiates da época e desde então, tornou-se uma refinada tradição os noivos no dia do casamento usar uma flor na lapela por ser elegante e por simbolizar todo o romantismo do momento, sendo a noiva quem escolhe a flor ao seu gosto, para que o seu amado lembre-se sempre dela. Com a evolução da moda a flor passou a ser utilizada na lapela de forma diferen