Padrinhos e Madrinhas de Casamento
Ao escolher a data de casamento e iniciar os preparativos, os noivos partem para a escolha dos padrinhos.
Para esta escolha os noivos devem, sem precipitação, pensar em detalhes importantes como, o grau de afetividade e a importância que a pessoa tem em suas vidas.
Muitos noivos se empolgam e convidam um número maior do que o necessário e maior do que comporta o espaço da Igreja ou do onde será a cerimônia.
É bom lembrar que nem todos os padrinhos serão testemunhas para o casamento, não será recolhida a assinatura de todos, na maioria das vezes, assim como para o casamento civil, para o religioso serão também somente duas testemunhas.
Divisão dos Padrinhos
Os padrinhos estão divididos entre: os padrinhos da noiva e os padrinhos dos noivos. No casamento são desta forma distribuídos ficando os padrinhos dela ao seu lado à esquerda do altar e os dele à direita do altar. Caso o casal de noivos tenha muita afinidade e afeição pelas mesmas pessoas e não os queira separar como sendo da noiva ou do noivo e sim dos noivos, poderão convidá-los desta forma e organizá-los no casamento ficando as damas à esquerda no lado da noiva e os cavalheiros à direita no lado do noivo.
Funções dos Padrinhos
Padrinhos de casamento não são apenas figurinhas que estarão cumprindo com uma obrigação. Os padrinhos serão as testemunhas dos votos, das juras de amor e fidelidade efetuadas pelos noivos. Testemunhos de um Sacramento e bênção.
Os padrinhos têm como função, orientar e ajudar na preparação do casamento.
Na tradição mais antiga, os padrinhos da noiva arcavam com as despesas do vestido de noiva e os padrinhos do noivo com as despesas das alianças, mas hoje em dia isso não é mais utilizado, mas permanecem aos padrinhos a responsabilidade de presenteá-los com algo útil para a nova vida do casal.
* Cabe aos padrinhos algumas tarefas como: acompanhar o noivo na escolha das alianças, organizar a despedida de solteiro, decorar o carro dos noivos, comandar a brincadeira da gravata e fazer um belo discurso de homenagem aos noivos durante a recepção ou na cerimônia.
* Cabe as madrinhas acompanhar a noiva na escolha do vestido, ajudar no planejamento do casamento, ajudar a organizar o Chá de Panelas ou Chá Bar e comandar a brincadeira do sapatinho da noiva.
Traje dos padrinhos e das madrinhas
Os padrinhos deverão estar vestidos da mesma forma, com o traje da mesma cor, mas totalmente diferente do traje do noivo que será destaque absoluto. O que determinará a escolha será o local e horário do casamento.
Se o noivo usar terno, pais e padrinhos deverão usar também, mas a diferença será dada pelo cravo na lapela do noivo e lenço no bolso dos pais e padrinhos.
Se o noivo optar por fraque ou meio fraque, os pais e padrinhos deverão usar o terno.
Para a noite o ideal é usar tons escuros.
Para casamento de manhã ou à tarde os tons poderão ser claros.
As madrinhas receberão uma definição prévia da noiva que poderá padronizar a cor para as madrinhas do noivo e outra para as dela ou poderá ainda deixar a escolha das cores livre, padronizando somente o comprimento dos vestidos. Cada madrinha deverá ter o bom senso de não escolher vestido preto ou branco.
Na hora da escolha, não fique na dúvida, consulte profissionais da área, estes são especializados em trajes masculinos e femininos, e garantirão uma maior tranquilidade ao seu dia.
Veja as informações no fim desta página.
Aos noivos cabe lembrar que, o posicionamento deles quanto aos trajes para os pais e padrinhos é muito importante e nunca deverá ser deixado para a última hora.
Na hora da escolha, não fique na dúvida, consulte profissionais da área, estes são especializados em trajes masculinos e femininos, e garantirão uma maior tranquilidade ao seu dia.
Veja as informações no fim desta página.
Aos noivos cabe lembrar que, o posicionamento deles quanto aos trajes para os pais e padrinhos é muito importante e nunca deverá ser deixado para a última hora.
Como convidar os padrinhos
Devido a importância dos padrinhos no casamento e ao que eles representarão, o convite poderá ser um ato simples, mas também poderá ser efetuado de forma mais cerimoniosa, o que valorizará a cada um deles, pois sentirão a importância de sua participação nesta nova união.
Uma boa opção para efetuar o convite aos padrinhos é marcar uma recepção simples ou um jantar e surpreendê-los com o convite, claro que discursando primeiro, falando da importância de cada um deles em suas vidas e o valor que terá seu testemunho. Se preferir efetuar o convite individualmente, marque uma visita e leve um vinho ou uma caixa de bombons. Efetue o convite verbalmente e entregue o impresso em mãos. (o quanto antes, melhor!)
Não esqueça, será uma grande delicadeza oferecer aos padrinhos uma lembrança diferenciada no dia do casamento. Esta poderá ser entregue durante aos fotos junto à mesa do bolo.
“Ser padrinhos de casamento, é testemunhar enlaces de amor”.
Empresa especializada em trajes para a sua ocasião
http://www.maximusrigor.com.br/
Empresa especializada em trajes para a sua ocasião