Pular para o conteúdo principal

Padrinhos e Madrinhas de Casamento



Padrinhos e Madrinhas de Casamento
Ao escolher a data de casamento e iniciar os preparativos, os noivos partem para a escolha dos padrinhos.
Para esta escolha os noivos devem, sem precipitação, pensar em detalhes importantes como, o grau de afetividade e a importância que a pessoa tem em suas vidas.
Muitos noivos se empolgam e convidam um número maior do que o necessário e maior do que comporta o espaço da Igreja ou do onde será a cerimônia.
É bom lembrar que nem todos os padrinhos serão testemunhas para o casamento, não será recolhida a assinatura de todos, na maioria das vezes, assim como para o casamento civil, para o religioso serão também somente duas testemunhas.

 Divisão dos Padrinhos      
Os padrinhos estão divididos entre: os padrinhos da noiva e os padrinhos dos noivos. No casamento são desta forma distribuídos ficando os padrinhos dela ao seu lado à esquerda do altar e os dele à direita do altar. Caso o casal de noivos tenha muita afinidade e afeição pelas mesmas pessoas e não os queira separar como sendo da noiva ou do noivo e sim dos noivos, poderão convidá-los desta forma e organizá-los no casamento ficando as damas à esquerda no lado da noiva e os cavalheiros à direita no lado do noivo.

Funções dos Padrinhos
Padrinhos de casamento não são apenas figurinhas que estarão cumprindo com uma obrigação. Os padrinhos serão as testemunhas dos votos, das juras de amor e fidelidade efetuadas pelos noivos. Testemunhos de um Sacramento e bênção.
Os padrinhos têm como função, orientar e ajudar na preparação do casamento.
Na tradição mais antiga, os padrinhos da noiva arcavam com as despesas do vestido de noiva e os padrinhos do noivo com as despesas das alianças, mas hoje em dia isso não é mais utilizado, mas permanecem aos padrinhos a responsabilidade de presenteá-los com algo útil para a nova vida do casal.
* Cabe aos padrinhos algumas tarefas como: acompanhar o noivo na escolha das alianças, organizar a despedida de solteiro, decorar o carro dos noivos, comandar a brincadeira da gravata e fazer um belo discurso de homenagem aos noivos durante a recepção ou na cerimônia.
* Cabe as madrinhas acompanhar a noiva na escolha do vestido, ajudar no planejamento do casamento, ajudar a organizar o Chá de Panelas ou Chá Bar e comandar a brincadeira do sapatinho da noiva.

Traje dos padrinhos e das madrinhas
Os padrinhos deverão estar vestidos da mesma forma, com o traje da mesma cor, mas totalmente diferente do traje do noivo que será destaque absoluto. O que determinará a escolha será o local e horário do casamento.
Se o noivo usar terno, pais e padrinhos deverão usar também, mas a diferença será dada pelo cravo na lapela do noivo e lenço no bolso dos pais e padrinhos.
Se o noivo optar por fraque ou meio fraque, os pais e padrinhos deverão usar o terno.
Para a noite o ideal é usar tons escuros.
Para casamento de manhã ou à tarde os tons poderão ser claros.

As madrinhas receberão uma definição prévia da noiva que poderá padronizar a cor para as madrinhas do noivo e outra para as dela ou poderá ainda deixar a escolha das cores livre, padronizando somente o comprimento dos vestidos. Cada madrinha deverá ter o bom senso de não escolher vestido preto ou branco.

Na hora da escolha, não fique na dúvida, consulte profissionais da área, estes são especializados em trajes masculinos e femininos, e garantirão uma maior tranquilidade ao seu dia.

Veja as informações no fim desta página.

Aos noivos cabe lembrar que, o posicionamento deles quanto aos trajes para os pais e padrinhos é muito importante e nunca deverá ser deixado para a última hora.
 
Como convidar os padrinhos
Devido a importância dos padrinhos no casamento e ao que eles representarão, o convite poderá ser um ato simples, mas também poderá ser efetuado de forma mais cerimoniosa, o que valorizará a cada um deles, pois sentirão a importância de sua participação nesta nova união.
Uma boa opção para efetuar o convite aos padrinhos é marcar uma recepção simples ou um jantar e surpreendê-los com o convite, claro que discursando primeiro, falando da importância de cada um deles em suas vidas e o valor que terá seu testemunho. Se preferir efetuar o convite individualmente, marque uma visita e leve um vinho ou uma caixa de bombons. Efetue o convite verbalmente e entregue o impresso em mãos. (o quanto antes, melhor!)
Não esqueça, será uma grande delicadeza oferecer aos padrinhos uma lembrança diferenciada no dia do casamento. Esta poderá ser entregue durante aos fotos junto à mesa do bolo.

“Ser padrinhos de casamento, é testemunhar enlaces de amor”. 

Empresa especializada em trajes para a sua ocasião


http://www.maximusrigor.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Cronograma do Casamento

Conheça o cronograma elaborado para o casamento. Para o dia do casamento, organizamos um cronograma, que é elaborado conforme as diversas informações a serem trabalhadas no evento. Um evento envolve uma gama de profissionais e fornecedores, além de todas as informações detalhadas do evento.  Pensamos com carinho nos protocolos, nas tradições... e todo o planejamento flui melhor, com a valorização de cada profissional e com o perfeito alinhamento, para que possamos abrir espaço para o bom aproveitamento de todos e extrair o melhor do trabalho de cada profissional e garantir o bom andamento do evento. O cronograma é um importante documento de trabalho e visa trazer uma ordem, manter a organização, uniformidade de ação e alinhamento entre os profissionais, não sendo ele idealizado de qualquer maneira e não pode ser desprezado por todos os envolvidos. Existe uma coerência em seu planejamento e começamos a pontuar o cronograma a partir dos principais horários; início e térm

Flor na Lapela (Boutonniere) - Origem e uso da flor

Origem e uso da flor na lapela Casa na lapela dos paletós   Origem e uso da flor na lapela Casa na lapela dos paletós A Lapela, sinal de romantismo e elegância, surgiu durante o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória no século XIX. Tendo um dia ele recebido de sua noiva um pequeno ramalhete de suas flores preferidas e não sabendo onde colocá-lo, tomou um canivete e abriu um pequeno corte na lapela de seu paletó, neste corte, ele introduziu o delicado ramalhete para lembrar de sua amada cada vez que sentisse o aroma das flores. Desta forma surgiu a casa na lapela do paletó que passou a ser indicada pelos alfaiates da época e desde então, tornou-se uma refinada tradição os noivos no dia do casamento usar uma flor na lapela por ser elegante e por simbolizar todo o romantismo do momento, sendo a noiva quem escolhe a flor ao seu gosto, para que o seu amado lembre-se sempre dela. Com a evolução da moda a flor passou a ser utilizada na lapela de forma diferen

Casamento fora da Igreja

Hoje em dia é muito grande o número de noivos que optam por celebrar seu casamento fora da Igreja. Alguns por conveniência financeira, ou porque um dos dois não é católico, ou porque é seu sonho casar no campo, ao ar livre e por aí a fora. Como os padres da Igreja Católica Apostólica Romana não fazem casamentos fora da Igreja, muitas noivas estão optando apenas por receber uma bênção no espaço do evento feita por um celebrante, independente de sua religião. Para os noivos não católicos esta opção é livre, mas é bom lembrar que para o casamento ser religioso deverá estar legalizado para isso, ter documentação e certidão. Receber uma bênção não é casamento religioso, é simplesmente uma bênção. Existem uma série de fatores que devem ser analisadas individualmente, caso a caso, na hora de escolher o local para o casamento religioso e tomar esta importante decisão. Deste a antiguidade quem celebrava os casamentos dos filhos eram seus pais, com um rito próprio onde os noivos